João Armentano é uma referência em projetos de arquitetura e de interiores. Generoso, com uma sofisticação fora da caixa e, pode-se dizer, até amoroso nas suas propostas, gera ambientes que abraçam os usuários. Sua forte personalidade e emoção são traduzidas na composição dos espaços com requintes de poesia.
No caso do Parreiras, a arquitetura instigou a sua veia criativa em sua melhor versão, conhecedor dos dois lados da mesma questão. O arquiteto admite que a amplitude e a fluidez dos espaços, justamente com a forte integração que a arquitetura proporciona com o ambiente externo deram o tom inicial e formaram a base do raciocínio para criar o projeto para as áreas de uso comum do condomínio Parreiras.
– Os espaços nasceram para um público muito especial, que busca o verdadeiro luxo: o conforto e o bem estar. O objetivo dos espaços foi pensado para manifestar essas sensações nas pessoas, com as escolhas dos materiais naturais, nas linhas curvas, no mobiliário e na proporção dos espaços ocupados e vazios. Os ambientes abraçam a todos desde o hall, como se estivessem no seu próprio living. Tudo isso imprimindo personalidade na medida exata, para que cada indivíduo se identifique e fique! – diz João Armentano.
Todas as áreas sociais do empreendimento, desde hall social, hall de elevadores, salão de festas e wcs, gourmet, brinquedoteca, spa, sauna, lavabos, fitness estão a cargo de Armentano. Para áreas comuns, o escritório desenvolve projetos de espaços atemporais para atender a diversidade do público, mas “ambientes aconchegantes que remetam os moradores à própria casa; seriam ambientes como extensões de seus próprios lares”. Naturalmente o entorno também dialoga com a proposta, ainda mais considerando a beleza do bairro:
– Trata-se de uma área nobre de Porto Alegre, com o prédio privilegiado pela linda vista, além de ser uma região de muitos parques e com uma excelente infraestrutura, concentrando edifícios e residências de alto padrão. O empreendimento tem o diferencial de emanar elegância em seu ponto mais importante, com maior significado, implementado numa área comum e não particular.
Design como obra de arte
Para entender o projeto, sempre é bom saber o seu conceito, e o deste trabalho com a grife Armentano foca no design brasileiro, com peças assinadas por grandes nomes, referências que já não estão entre nós contracenando com um designer (Jader Almeida) e um artista visual (Arthur Lescher) contemporâneos. – Sim, algumas peças icônicas com peso de obra de arte pontuam os dois lobbies e também o salão de festas: Oscar Niemeyer, Jorge Zalszupin (falecido mais recentemente, em 2020), Jean Gillon (falecido em 2007, criador da icônica poltrona Jangada) e Jader Almeida assinam diversas peças elevando o significado dos espaços.
Também estão coroados os lobbies por esculturas de Arthur Lescher (todos muito admirados por João Armentano) E, claro, “quase abençoados” pelo grande mestre Oscar – ressalta João.
Para ressaltar a proposta de interiores, as cores foram definidas de forma que a natureza avance visualmente dentro dos ambientes, por meio de grandes aberturas envidraçadas. Isso explica a opção pelos tons neutros que complementam o verde do ambiente externo no moodboard elegante.